Omega Pneus

Sistema de ignição: funcionamento e manutenção

quarta-feira, 10 novembro, 2021 | 08:00

O sistema de ignição é essencial, pois ele é responsável por movimentar o motor do carro. Existem dois modelos desse sistema: estático e convencional. Os componentes desse sistema são o pistão, a vela de ignição, o distribuidor e a bobina de ignição. 

Saiba mais sobre cada uma dessas peças: 

Pistão

O pistão tem como função aspirar o combustível, retendo-o e permitindo que a explosão aconteça. Essa peça é um êmbolo, ou seja, ele se movimenta para cima e para baixo, comprimindo e descomprimindo a mistura responsável pela combustão.

Vela de ignição

Após a agitação da mistura de combustível, feita pelo pistão, a vela de ignição é responsável por gerar a centelha. Geralmente, no sistema de ignição, a vela fica em uma posição estratégica acima do pistão. Facilitando o alcance para que a faísca possa acender o combustível. 

Ao esquentar o fluido, o pistão empurra o combustível para baixo, gerando a movimentação da biela e dando origem à rotação da árvore de virabrequim.

Distribuidor

A peça que regula tensão para que as velas soltem as faíscas é o distribuidor.  Esse componente possui um rotor que irá girar, entrando em contato com os cabos de vela, resultando na emissão da eletricidade para as velas. Além disso, o distribuidor é importante para o sistema de ignição, pois ele é responsável também por definir a velocidade correta das emissões, evitando comprometer o motor.

Bobina de ignição

Outro componente do sistema de ignição é a bobina de ignição, ela funciona como um transformador. Dessa forma, quando não existe tensão suficiente para gerar a queima de maneira correta, ela irá converter a taxa de baixa para alta. Isso ocorre devido a corrente alternada que evita o comprometimento da rotação.

Como identificar que o sistema de ignição está com defeito:

O sistema de ignição é bem complexo, por isso qualquer defeito nas peças pode influenciar em seu funcionamento, indicando necessidade de manutenção. Além disso, é possível que mais de um componente apresente falhas ao mesmo tempo. Por isso, é importante saber identificar os sinais de avaria, como:

É importante lembrar de verificar os prazos de troca dos componentes. Além disso, é recomendado realizar a manutenção periódica e preventiva do sistema de ignição para garantir o bom funcionamento do veículo. 

Gostou desse conteúdo? Veja também: Manutenção preventiva: saiba qual a importância da para seu carro

This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user 1532360858.