Omega Pneus

Proteja seu carro: saiba como evitar danos causados por buracos

quarta-feira, 15 setembro, 2021 | 16:19

Foto: Christian Schnettelker

As vias brasileiras nem sempre são mantidas na condição ideal para dirigir, por isso é importante que você proteja seu carro dos danos causados. Com o tempo, ocorre o desgaste do asfalto, ocasionando em buracos e falhas, e em épocas de chuva isso tende a piorar. 

Ruas esburacadas aumentam o risco de acidentes e causam danos a componentes importantes dos veículos. Os problemas considerados mais comuns são causados aos pneus e as rodas, que estão em contato com o chão. O dano pode afetar também o sistema de suspensão, como por exemplo amortecedores, molas, bandejas e barra estabilizadora. 

Em épocas chuvosas é mais difícil proteger seu veículo, pois o risco é ainda maior. Além de piorar o estrago nas pistas, em situação de alagamento das vias pode ser difícil identificar onde existem falhas, ampliando as chances de cair em um buraco e piorando o dano causado no veículo. 

Então, como é possível que você proteja seu carro, evitando os estragos ou ao menos diminuindo o prejuízo?

O indicado é que o motorista dirija com atenção, respeite os limites de velocidade e evite completamente os buracos. Caso isso não seja possível, proteja o carro, estando em baixa velocidade e passando pelo buraco de frente. Passar de lado potencializará o risco de rasgar os pneus, além de causar torção na carroceria arriscando danificar a suspensão. 

Outra recomendação é que o motorista não freie o carro, pois ao frear a suspensão se fecha, ficando sob pressão, impedindo que ela absorva melhor o impacto. Uma alternativa é desengatar a marcha ou pisar na embreagem, protegendo o sistema de câmbio. Por fim, mantenha o volante reto, o que irá preservar a suspensão, transferindo os danos para os pneus. 

Após passar pelo buraco é importante proteger seu veículo, se lembrando de observar se ele apresenta algum comportamento estranho. Alguns sinais são a trepidação na direção, barulhos causados pela suspensão ou caso ele comece a “puxar” mais para um lado. Nessa situação, o ideal para resguardar o carro é levá-lo a uma oficina para resolver o problema rapidamente, evitando afetar outros componentes do veículo. 

Proteja seu carro lembrando de estar sempre alerta. Utilizando essas recomendações você conduzirá seu carro com responsabilidade, evitando acidentes e gastos desnecessários, além de garantir sua segurança e conforto.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user 1532360858.