Omega Pneus

Aprenda a ler o pneu do seu carro

quinta-feira, 9 dezembro, 2021 | 16:26

Foto: Pirelli

Encontrar o pneu ideal pode ser complicado, por isso saber ler o pneu do seu carro é importante. Muitas vezes, ao trocar os pneus, o motorista irá olhar apenas a numeração do aro, que certamente é uma informação essencial. Mas é preciso considerar, por exemplo, o tipo de pneu, a velocidade ou até mesmo o peso que ele aguenta.

Não entender esses dados pode afetar o desempenho do seu carro e seu conforto ao dirigir. Portanto, iremos resumir algumas informações para facilitar seu entendimento na hora de comprar um pneu novo.

Informações inscritas no pneu do seu carro

Ao comprar um pneu para o seu automóvel, é possível ver que ele tem numerações na lateral. Esses números especificam as suas características importantes para identificar se você está comprando o pneu ideal para as necessidades do seu veículo.

Abaixo você encontra uma imagem com as indicações e o significado de cada uma:  

  1. Modelo: indica o nome do modelo do pneu escolhido pelo fabricante. 
  2. Dados da estrutura do pneu: indicam as informações relacionadas a composição e a estrutura. 

Plies = camadas de lonas

Sidewall = flanco (lateral) do pneu

Tread = banda de rodagem

Polyester = poliéster

Steel = aço

Nylon = náilon

  1. A largura do pneu: indica a medida em milímetros de uma lateral a outra.
  2. Altura da seção: indica a proporção de altura da seção transversal do pneu em relação à sua largura. 
  3. Estrutura: indica as camadas do pneu. 
Nesse caso o “R” significa radial, ou seja, as camadas atravessam o pneu radialmente. E o “D” significa construção diagonal, ou seja, as camadas atravessam o pneu diagonalmente.
  1. Diâmetro do aro em polegadas: indica a largura da roda de uma extremidade a outra. É preciso estar atento para comprar o pneu com o aro correto para o seu carro. 
  2. Índice de carga: indica a capacidade máxima de transporte de carga que o pneu suporta, incluindo  estrutura do carro, ocupantes e bagagem/carga. Então, a maioria dos índices de carga para veículos de passeio pode variar de 70 (335 kg) a 169 (5.800 kg). Em caso de dúvidas, pergunte a um especialista ou consulte a tabela completa nos sites dos fabricantes de pneus ou no manual de orientação e garantia dos produtos.
  3. Taxa de velocidade: indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido. O código é representado por letras que correspondem a velocidades de 50km/h a 300km/h. Dessa forma, pneus de carros com baixa potência poderão ter a letra T (referente a 190km/h) e pneus de carros com altíssima potência poderão ter a letra Y (referente a 300km/h).
É importante ressaltar que essa taxa não indica o desempenho dos pneus em curvas, portanto é preciso ter cuidado. Evite exceder os limites de velocidade

Ao trocar seus pneus, lembre-se de identificar as necessidades do seu veículo e então utilizar essas informações para encontrar o pneu ideal, essa escolha pode fazer toda a diferença na performance, desempenho e economia de combustível do seu carro. 

Quer saber mais sobre como trocar os pneus do seu carro? Veja também: 5 fatores a serem considerados na hora trocar os pneus do carro.