Omega Pneus

VEJA COMO ESCOLHER O MELHOR PNEU PARA O SEU CARRO

terça-feira, 30 julho, 2019 | 09:00

A segurança deve estar sempre em primeiro lugar na hora de investir no seu veículo. É preciso estar atento a diversos detalhes sobre como escolher o melhor pneu para o seu carro. Uma opção equivocada pode prejudicar o rendimento do automóvel e até colocar em risco os seus familiares.

Para evitar que isso aconteça, vale a pena conhecer os melhores procedimentos para utilizar o pneu mais adequado para o seu veículo. Confira!

Leia o manual do fabricante

Esse documento é fundamental para não haver dúvidas sobre como escolher o melhor pneu para o seu carro, pois fornece informações importantes relativas a esse item, como largura, pressão ideal e tamanho.

O proprietário precisa seguir as instruções do manual, para que o uso do pneu não afete o sistema de direção e a suspensão. Essa medida também é recomendada, porque contribui para diminuir o risco de acidentes.

Conheça os códigos adotados

Os pneus apresentam algumas letras na lateral que indicam dados relevantes sobre esse item que precisam ser observados pelos motoristas. Pensando nisso, usaremos o exemplo abaixo:

P175/70R14 88H

As informações acima destacam características importantes dos pneus, como:

· P: informa que o veículo é para passeio;

· 175: indica a largura de cada item em milímetros;

· 70: corresponde à altura da lateral, que engloba 70% do tamanho da largura que, neste caso, é de 122,5mm;

· R: mostra que o pneu é do tipo radial;

· 14: detalha o tamanho da roda a ser utilizada.

Também é recomendado constatar o peso máximo que cada pneu pode suportar, levando em consideração a calibragem. No exemplo apresentado, o valor é 88. Contudo, esse número não indica que a capacidade seja 88 kg.

Há uma tabela que deve ser disponibilizada pelo fabricante do equipamento, informado o peso suportado. Dependendo do modelo, um pneu de um carro de passeio pode aguentar mais de 600 kg.

Outro aspecto a ser observado é o índice de velocidade. No exemplo abordado, corresponde à letra “H”, que aponta para uma velocidade de até 210 km/h. Abaixo, estão outros modelos disponíveis no mercado, com a respectiva velocidade máxima:

Q: 160 km/h;
R: até 170 km/h;
S: até 180 km/h;
T: até 190 km/h;
V: até 240 km/h.

Tenha cuidado com o peso dos pneus

Você já conhece os procedimentos necessários para identificar o peso máximo suportado pelos pneus. Mas é necessário reforçar que esse aspecto precisa ser visto com muita atenção pelo motorista.

Independentemente do veículo, não transporte, em hipótese alguma, mais pessoas e a cargas do que a capacidade descrita pelo fabricante. Além de afetar o equilíbrio da direção, essa postura aumenta bastante o risco de acidentes.

Leve em consideração a procedência

Procure adquirir pneus de marcas reconhecidas no mercado. Também é recomendado comprar esse item de lojas que sejam de sua confiança. É normal o consumidor optar por um produto mais em conta.

Por outro lado, mais importante do que isso é pensar na segurança que os pneus proporcionam ao motorista e aos passageiros. Por esse motivo, compre esse equipamento apenas em revendedoras autorizadas pelo fabricante. Dessa forma, terá a garantia de estar com um item de alta qualidade.

Se você tem dúvidas sobre como escolher o melhor pneu para o seu carro, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo a utilizar o seu veículo de forma inteligente!

ALINHAMENTO É COM A ÔMEGA

Na Ômega Pneus, trabalhamos com uma ampla rede de produtos e serviços, fornecendo pneus de alta qualidade para seu veículo.

Se você é de Brasília ou Goiânia, venha até a Ômega e se surpreenda com a qualidade de nossos serviços e produtos.